Produção

Antes da garrafa pronta, como a conhecemos nos mercados, é necessário produzir uma PREFORMA. Trata-se de uma peça em forma de tubo – com rosca – que será, posteriormente, soprada para chegar ao formato final do produto – um frasco, um pote ou uma garrafa.

Com é fácil observar em qualquer supermercado, há uma grande variedade de produtos envasados em PET. Desde os tradicionais e pioneiros refrigerantes até produtos de limpeza, remédios e muitos outros. Cada produto exige um determinado desempenho de sua embalagem: resistência mecânica, transparência, resistência química e tamanhos variados.

Processo de Sopro PET

A transformação da resina PET em garrafas, frascos, potes ou outros tipos de embalagem, ocorre em 7 etapas distintas e as três últimas são aquelas referentes à produção da garrafa propriamente dita:

Secagem – Alimentação – Plastificação – Injeção – Condicionamento – Sopro – Ejeção do produto.

No condicionamento a pré-forma recebe um tratamento térmico diferenciado, aquecendo-se mais onde for necessário – conforme o desenho da embalagem – otimizando o sopro. Esse condicionamento pode ser realizado de duas maneiras diferentes, conforme o sistema adotado para o sopro das embalagens:

Um estágio (também conhecido como integrado ou ciclo quente)
Dois estágios (também conhecido como ciclo frio)

No sistema de um estágio (a) é possível variar mais a produção de formas e tamanhos para os frascos e garrafas, embora a produtividade seja inferior.
Neste sistema, a preforma segue do molde de injeção diretamente para o condicionamento a uma temperatura em torno de 100ºC.

Processo de Sopro PET

No sistema de dois estágios (b) a prioridade é a velocidade de produção, assim, as preformas são injetadas (primeiro estágio) em grandes quantidades e estocadas, sendo enviadas posteriormente para o local onde o sopro será feito (segundo estágio) conforme a necessidade. Neste sistema, a preforma é injetada previamente. Para ser soprada, chega fria do estoque e entra no forno, onde a região a ser estirada será condicionada. Uma vez atingida as temperaturas ideais, a preforma está preparada e otimizada para etapa seguinte.

No sopro, O processo de moldagem a sopro (alongamento, orientação) de garrafas PET é bem simples, mas os aspectos mecânicos reais de sua operação podem se tornar complexos. Primeiramente a pré-forma é colocada, geralmente com o auxílio de robôs, dentro do molde, cuja cavidade tem a forma final da embalagem. Um pino penetra no gargalo da pré-forma para estirá-la, aplicando-se uma baixa pressão de ar comprimido (pré-sopro) para prevenir que a preforma se encoste à haste.Logo após a haste de estiramento alcançar a posição final, aplica-se uma alta pressão (sopro), orientando as moléculas de PET nas direções radial e axial, isto é, bi-orientada, até que encoste na cavidade do molde de sopro e adquira sua forma final.
Finalmente, a embalagem soprada é retirada ou ejetada da máquina, pronto para o envase.

Qualidade

A ALBRA Embalagens é uma empresa comprometida com a qualidade, tendo como principal objetivo satisfazer seus clientes, empregados, acionistas e comunidade. Compreende que a qualidade é a principal ferramenta que mantém as empresas no mercado competitivo.
É nossa responsabilidade atender aos requisitos legais, prevenir falhas no processo, aprimorar relacionamentos com clientes e fornecedores, aumentar a produtividade e promover a melhoria contínua.
Para garantir que os requisitos especificados sejam atendidos, a ALBRA Embalagens mantém controle adequado para todas as etapas do processo desde o recebimento da matéria-prima até o produto acabado.
São realizadas inspeções durante o processo com equipamentos apropriados e por pessoal devidamente treinado e qualificado.

Identificação do produto

Devido a um eficiente sistema de identificação, as garrafas da ALBRA Embalagens podem ser facilmente rastreadas. Todos os produtos que saem da linha de fabricação recebem a numeração da cavidade e do molde de injeção onde foram gerados com laudos de procedência e de qualidade.
Esses produtos vão formar cada lote que passa a receber um certificado de qualidade com todas as informações acerca de sua produção – data, turno, códigos de produção, etc.
O transporte dos produtos até o cliente é realizado em caminhões baú inspecionados dentro de aspectos de limpeza e manutenção.

Praça Linear - 118 - Centro - Sta. Rita Do Sapucai - MG - Tel.: 35 3473-1215