O Que é Pet?

O PET foi desenvolvido em 1941 pelos químicos ingleses Whinfield e Dickson. Mas as garrafas produzidas com este polímero só começaram a ser fabricadas na década de 70, após cuidadosa revisão dos aspectos de segurança e meio ambiente. No começo dos anos 80, EUA e Canadá iniciaram a coleta dessas garrafas, reciclando-as inicialmente para fazer enchimento de almofadas.

Com a melhoria da qualidade do PET reciclado, surgiram aplicações importantes, como tecidos, lâminas e garrafas para produtos não alimentícios. Hoje em dia é o melhor e mais resistente plástico para fabricação de garrafas, frascos e embalagens para refrigerantes, águas, sucos, óleos comestíveis, medicamentos, cosméticos, produtos de higiene e limpeza, destilados, isotônicos, cervejas, entre vários outros.

O PET proporciona alta resistência mecânica (impacto) e química, suportando o contato com agentes agressivos. Possui excelente barreira para gases e odores. Por isso é capaz de conter os mais diversos produtos com total higiene e segurança – para o produto e para o consumidor.

A embalagem de PET tem mostrado ser o recipiente ideal para a indústria de bebidas em todo o mundo, reduzindo custos de transporte e produção, evitando desperdícios em todas as fases de produção e distribuição.
Através dos benefícios proporcionados para a indústria e varejo, o PET oferece ao consumidor um produto seguro, moderno e mais acessível, democratizando mercados e permitindo que todas as classes alcancem produtos de alta qualidade.

Tudo isso faz das embalagens de PET a alternativa mais moderna e sintonizada com os anseios do consumidor.

Benefícios das Garrafas e Frascos de PET

Quando o consumidor opta por um produto, a embalagem, naturalmente, vai junto. Ela faz parte do produto e muitas vezes não pode ser separada antes do término do consumo daquilo que realmente interessa: o que está dentro da embalagem. Neste momento o consumidor pode optar entre simplesmente jogar sua embalagem no lixo ou dar a ela o destino correto, para o qual foi concebida: a reciclagem.
100% recicláveis e de ótima performance ambiental, as embalagens de PET representam o mais moderno conceito de embalagem e oferecem inúmeros benefícios ao longo da cadeia de produção e consumo:

Para o consumidor:

São extremamente leves, permitindo que grandes volumes sejam carregados com facilidade;
Transparentes, permitem visualizar o produto que será consumido;
Possuem sistemas de fechamento eficientes;
Inquebráveis, permitem que crianças possam usá-las;
Preservam o produto até o fim do consumo;
Evitam desperdício;
Com o barateamento dos custos de produção, os produtos se tornam mais acessíveis;

Para a indústria e o comércio:

São brilhantes e chamativas;
O sistema produtivo versátil permite variedade de formas;
Não quebram na linha de produção;
Evitam desperdício de material, embalagem e produto;
Possuem ótima resistência química, permitindo o envase dos mais variados produtos;
Leves, tornam o transporte mais eficiente;

Para o meio ambiente:

A resistência permite carregar muito mais produto que embalagem – as garrafas de PET têm a melhor relação peso/conteúdo do mercado;
Num caminhão carregado, as embalagens de PET ocupam apenas 2% da carga, enquanto algumas embalagens ocupam até 48% do peso – ocupando desnecessariamente o lugar do produto;
Nos sistemas retornáveis, esse peso morto ainda tem que voltar para a fábrica do produto, gerando ainda mais emissões de CO2 e outros gases de efeito estufa.
A garrafa de PET para dois litros de refrigerante tem, em média, apenas 47 gramas. Uma garrafa de vidro de 01 litro para refrigerante pesa 950 gramas.
Para produzir 01 Litro de bebidas em PET, apenas 02 Litros de água são usados – incluindo a água que está na bebida;
Sistemas retornáveis utilizam até 6 litros de água para cada litro produzido.
O sistema de fechamento eficiente evita desperdício, o que também é ambientalmente correto;
Por serem leves, usam o mínimo de matéria-prima na sua fabricação, além de economizar muito combustível e evitar a emissão de gases de efeito estufa
Estas últimas duas características das embalagens de PET representam o que há de mais importante para o meio ambiente, segundo a ONU: evitar o efeito estufa e preservar a água.

Praça Linear - 118 - Centro - Sta. Rita Do Sapucai - MG - Tel.: 35 3473-1215