Meio Ambiente

A gestão ambiental da ALBRA Embalagens atende rigorosamente as recomendações da legislação ambiental brasileira, no sopro das preformas, e no controle de resíduos finais, que são comercializados para reciclagem.

Estamos fortemente comprometido com a preservação do meio ambiente com busca por constantes melhorias em seus processos visando a diminuição da quantidade de matéria-prima utilizada na fabricação das garrafas e por estimular a reciclagem do PET, um produto que é inteiramente reciclável.

Na sua constituição, o PET não apresenta substâncias tóxicas – ele é composto dos elementos carbono, oxigênio e hidrogênio – os mesmos da composição do papel. Em sua queima, o produto não gera resíduos tóxicos, produzindo apenas água e gás dióxido de carbono.

Após seu uso, as embalagens são lavadas, granuladas em flocos e podem ser reaproveitadas como matéria-prima para a fabricação de uma infinidade de produtos que podem ser empregados em diversos segmentos da cadeia produtiva, entre eles na indústria têxtil, automobilística, de decoração, e outros.

Benefícios da Reciclagem de PET

A Reciclagem de PET colabora para preservação ambiental, mas não só: a atividade alcança plenamente os três pilares do desenvolvimento sustentável:

Benefícios Sociais
Benefícios Econômicos
Benefícios Ambientais

No Brasil – e em qualquer lugar do mundo onde a reciclagem do PET aconteça – a indústria têxtil é a maior usuária do insumo. Somente aqui, entretanto, a diversidade de usos permite que o valor pago pela sucata seja altamente atrativo o ano todo, o que mantém em atividade muitas empresas que comercializam o material, bem como inúmeras Cooperativas e seus catadores, permitindo que a rentabilidade destas permaneça em patamares aceitáveis – garantindo remuneração justa aos trabalhadores e a despeito da ausência de sistemas de coleta seletiva.

Benefícios Econômicos

 

A Indústria Recicladora do PET no Brasil é economicamente viável, sustentável e funcional. Basta citar que cerca de um terço do faturamento de toda a Indústria Brasileira do PET provém da reciclagem. Gera impostos, empregos, renda e todos os demais benefícios de uma indústria de base sólida. Seu crescimento anual constante, em média superior a 11% desde 2000, permite planejar novos investimentos – incrementados e incentivados pela criação de novos usos para o PET reciclado.

Benefícios Ambientais

A produção e uso das garrafas em si já trazem vários benefícios para o meio ambiente. Sua reciclagem potencializa esses benefícios, pois a matéria-prima reciclada substitui material virgem em muitos outros produtos, nos segmentos mais diferentes, como construção civil, tintas, produção de automóveis e caminhões ou telefones celulares.

Não bastasse o reaproveitamento de  centenas de milhares de toneladas de embalagens que seriam indevidamente destinadas, a reciclagem de PET economiza recursos naturais, muita água e energia.

Praça Linear - 118 - Centro - Sta. Rita Do Sapucai - MG - Tel.: 35 3473-1215